: A censura da MPB no Regime Militar
O trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de HISTÓRIA será elaborado diante de um tema cuja sociedade esconde e até mesmo desconhece. O tema escolhido para esse projeto é A CENSURA DA MPB NO REGIME MILITAR, cujo tema será delimitado especificamente em A MÚSICA COMO FORMA DE PROTESTO. Pesquisaremos então,cantores que se viam contra a política da época e a favor da liberdade de expressão na sociedade.
Um aspecto favorável do trabalho seria a ampla informação em como se deu a conquista da liberdade de expressão numa sociedade onde em si, se via de mão atadas diante do Estado. Mas para trazermos esse assunto de maneira ampla, devemos tomar cuidado em com o impacto que o mesmo traria para uma sociedade que até então desconhece o papel da música na época mais marcante da história do país.
Mas qual seria o papel da música, numa época em que o povo sofria com a falta de opinião?O objetivo seria entender como que se era a política da época numa situação em que o governo era a voz absoluta e o trabalho artístico desvalorizado. Para entender buscamos fontes que nos trouxessem experiências vividas da época,que nos relato como seria feita a vetação de determinados trabalhos artísticos.
Trabalharemos com fontes de determinadas épocas do regime:
• SILVA, Alberto Moby Ribeiro Da.”SINAL FECHADO: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA SOB CENSURA (1934-1945/1969-1978)”. Ed.Apicuri:Rio de Janeiro,2008.
• CAMPEDELLI, Samira Youssef, “POESIA MARGINAL DOS ANOS 70” – Ed. Scipione.
• CALDAS, Waldenyr – ““. – INICIAÇÃO Á MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - Ed. Ática
Durante toda a década de 1920 surgem apenas 19 emissoras de rádio em todo o país. Em 1936 elas já são cerca de 65, e em 1945 o numero cresce para 117.
A censura era total, não se vislumbrando o mínimo sinal de notícias contrárias ao governo. Durante o regime militar o Estado pôde ter sob controle todos os meios de comunicação e ,no entanto,por conta com a indústria da comunicação como aliada