Equilibrio
COMO FORMA DE PREVENÇÃO DAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:
EQUILIBRIO
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED0648) – Prática Módulo III
24/11/2013
RESUMO
Inicialmente vamos estudar a visão de alguns autores que vem a Psicomotricidade como uma ciência que utiliza o movimento para educar e assim melhorar o desenvolvimento da criança no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor desta, o qual auxiliará na evolução de sua personalidade. A Psicomotricidade atua em dois campos, psicomotricidade funcional que trabalha com exercícios para sanar problemas motores e psicomotricidade relacional que utiliza a ação do brincar, do jogo como elemento pedagógico.
Também coloco a visão da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Na sequencia vamos verificar como o equilíbrio corporal se desenvolve desde a fase fetal e como vai se processando após o nascimento. Qual o conceito de equilíbrio. O que dizem alguns teóricos a este respeito.
Quais os movimentos que desenvolvem o equilíbrio nas faixas etárias entre 2 e 10 anos. Também faremos algumas considerações sobre a pratica psicomotora que deve trazer a boa interação entre profissional e aluno, permitindo a evolução positiva do ser tanto na relação consigo mesmo como com o mundo externo, onde o indivíduo pode descobrir, redescobrir e viver melhor o corpo. A criatividade e a espontaneidade são fundamentais nesse processo. Vamos esclarecer os seguintes termos: lúdico, brincar, brincadeira e jogo, pois é através destes que realizamos as atividades levando assim as crianças a se desenvolverem, respeitando o que a de melhor na infância.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Equilíbrio. Prática.
1 INTRODUÇÃO
O equilíbrio é à base de toda a coordenação dinâmica global. É a noção de distribuição de peso em relação a um espaço e há um tempo e em relação ao eixo de gravidade. O equilíbrio