A CELULA VEGETAL
A célula representa a menor porção de matéria viva. Esta unidade é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Funções estas que são singulares e somadas as outras funcionam como uma grande “comunidade”. Essas funções normalmente são vitais, relacionadas à nutrição, relação e reprodução. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, animais e vegetais são pluricelulares.
As células podem ser procarióticas e eucarióticas, aquela também é muito diferentes das eucariontes. Em geral, são bem menores e menos complexas estruturalmente do que as células eucarióticas..8 A sua principal característica é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular ao qual chamamos de nucleoide.,8 pela ausência de alguns organelas. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas). Esta é possui membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Todos os animais e plantas são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose. A eucariontes geralmente são dividida em núcleo, citoplasma e membrana plasmáticas, comumente são as vegetais e animais.
As células vegetais constituem o organismo das plantas. Células vegetais têm uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência. No citoplasma, abrigam orgânulos exclusivos delas, os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese (absorção de energia através da luz).
Alem do cloroplastos a células vegetal é impar comparada a animal, já que a mesma possui parede celular que é formadas por celulose e é responsável pelo apoio mecânico e proteção da célula principalmente