capital intelectual uma ferramenta inovadora para a competitividade
Ciências Económicas e Empresariais
Organizações e Competitividade
2013/2014
2ª Ficha de Leitura
CAPITAL INTELECTUAL: UMA FERRAMENTA INOVADORA NA BUSCA POR VANTAGENS COMPETITIVAS
Trabalho elaborado por: Kátia da Costa nº 34072
Vila Real, 5 de Novembro de 2013
Para a realização da 2ª ficha de leitura proposta para a unidade corricular Organizações e Competitividade, decidi estudar um artigo escrito por quatro elementos do Brasil, Clarissa Gracioli mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Leoni Pentíado Godoy, Doutorado em Engenharia de Produção, Daniel Benitti Lorenzett Mestrando em Engenharia de Produção e Taís Pentiado Godoy Graduanda do curso de Matemática.
Este artigo tem como título: Capital Intelectual: uma ferramenta inovadora na busca por vantagens competitivas retirado da Revista de Administração e Inovação (RAI), volume 9, núm. 4, de Outubro a Dezembro de 2012, com as páginas 96 a 120 da Universidade de São Paulo.
Tem como palavras chave: Capital Intelectual, Inovação, Performance organizacional. Enquadra –se na matéria “ competitividade” dada na unidade curricular.
Fazendo uma análise do cenário mundial nos últimos anos as organizações sentiram diferenças de ordem económica e social tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento como é o caso do Brasil, então começaram a perceber a existência de um novo fator de produção, dado à corrente da globalização e ao avanço acelerado da tecnologia, o chamado capital intelectual. Com isto o artigo quis pereber a importância do capital intelectual na organização fazendo um estudo descritivo quantitativo com 57 empresas que foram premiadas com o Prémio Qualidade RS em 2004.
Assim, com estas mudanças mundiais os estudiosos dizem que existe:
Com isso, as empresas começaram a perceber a existência do capital intelectual como um fator inovador que tinha de ser gerido. Então, pode-se destacar