a casa grega
Os gregos da Antiguidade gostavam muito de contar e ouvir histórias e fábulas. Uma de suas atividades favoritas consistia em reunir a família no jardim para que as crianças pudessem escutar as histórias contadas pelo pai ou pela mãe. ... Outra atividade comum nos jardins gregos era cozinhar e apreciar parte de suas refeições em seus belos e bem cuidados jardins.“Examinemos a disposição de uma das casas descobertas nas minas de Pompeia. A entrada ou prothyrum n.º l, conduz ao atrium n.º 2, chamado displuviatum, isto é que servia para o despejo das aguas da chuva para fora da habitação. Tinha na grossura da parede o impluvium n.º 3 e 4, e os alegretes para as flôres.
Uma escada de madeira n.º 5, conduzia ao aposento que occupava o dono da casa e a sua familia. Posto que a escada estivesse inteiramente destruida, era facil observar o feitio do corrimão, porque o artista a riscara na parede que lhe servia de caixa.
Os quartos 6 e 7 eram destinados para receber os estrangeiros e os amigos. O escravo que guardava a porta da rua devia dormir no quarto n.º 8, onde se conservava tambem de dia. Era pequena a cosinha n.º 9 colocada ao lado do corredor.” Figura e texto (2)
Percebemos, através dos textos e imagens, que uma casa grega, possui divisões com barreiras fixas em alvenaria, inclusive com setorização de funções sociais no térreo, com parte de serviços à frente, quarto de visitas ao fundo,