Casa patio grega antiga
Contexto Histórico 3
Arquitectura Grega 5
A Casa da Grécia Antiga 7
Zona Privada e Zona Pública 9
As Casas 10
• Casa de Priene 12
• Casa de Delos 12
Métodos Construtivos da Casa da Grécia Antiga
• Construção em Taipa 14
Conclusão 17
Bibliografia 18
Contexto Histórico
A Grécia Antiga tinha um território muito superior ao da Grécia Actual, incluindo também partes da Turquia (toda a margem do mar Egeu), do Egipto, de Marrocos, da Itália, da França, da Espanha e, até, de Portugal, estendendo-se ao longo de todo o Mediterrâneo e até para lá das Colunas de Héracles (Estreito de Gibraltar). Para além disso no Período Helenista, Alexandre expandiu a helenização até à Índia.
Os Gregos sempre mantiveram pequenos reinos independentes, governados por cidades estado política e economicamente independentes. Tirando no tempo de Alexandre nunca ouve um rei ou governo comum a todas as cidades gregas, apenas a cultura era comum onde se insere a língua, a religião e a arte.
Esta grande expansão do território grego deveu-se a uma colonização levada a cabo devido às limitações do terreno grego propriamente dito: a Grécia tem poucas terras férteis, poucos rios, muitas montanhas. Para além desse território continental, a Grécia é composta por uma série de ilhas. O mar é o principal meio de subsistência, transporte, comunicação e comércio.
Por tudo isto, os gregos voltaram-se sempre para o mar, ultrapassando todas as outras potências da época com a sua frota naval e o domínio absoluto do mar mediterrâneo.
Para compreender as origens da Grécia e parte da sua mitologia e religião, precisa-se compreender as duas civilizações pré-helénicas que habitaram a região antes dos gregos: a Civilização Minóica e a Civilização Micénica.
O centro da Civilização Minóica era Creta. Aí encontrava-se um palácio, exemplo dos palácios