Folder Habita Es Na Gr Cia Antiga
Bibliografia
Até o século VII a.C a tipologia básica das construções, tanto públicas quanto particulares, na Grécia
Antiga era o mégaro (Figura 01): um elemento arquitetônico originário da Civilização Micênica.
A partir dessa data, contudo, o mégaro dá espaço à tipologia da casa em prostas.
Isso ocorre, pois com o passar d o t e m p o h á u m a especialização das atividades domésticas o que faz necessário a construção de c ô m o d o s t a m b é m especializados (um cômodo para trabalhos manuais, outro para estocagem e ainda outro para o preparo de alimentos, por exemplo).
Figura 01: Transformação do
AULT, B. A. Living in the Classical Polis: The Greek House as Microcosm.
The Classical World, 93, Maio 2000. 483-496.
Mégaro com o tempo.
A casa em prostas é uma casa em mégaro que foi extendida em uma de suas fachadas criando um pátio interno. Tal pátio por sua vez realizava a conexão entre o quarto antes separado pelo vestíbulo do mégaro e os demais cômodos especializados.
Com o passar do tempo, em especial conforme a vida pública e a vida privada se tornavam cada vez mais interligadas dentro da casa, um lugar até então privado, houve a necessidade da criação de uma nova tipologia: a casa em pastas.
A casa em pastas também tem como origem o mégaro, porém, há a clara divisão entre um espaço totalmente privado ocupado pelo pátio e os quartos adjacentes e outro semi-privado, ocupado pelo quarto do mégaro precedido de um vestíbulo, onde o dono da casa podia receber convidados e outros cidadãos sem que tais cidadãos se misturassem aos assuntos domésticos.
CHING, F. D. K.; JARZOMBEK, M. M.; PRAKASH, V. A global history of architecture. In: CHING, F. D. K.; JARZOMBEK, M. M.; PRAKASH,
V. A global history of architecture. 2°. ed. [S.l.]: John Wiley & Sons, Inc.,
2010. Cap. 5, p. 116-139. ISBN 978-0-470-40257-3.
CORDAN, O.; BESGEN, A. No Times but Principles: A case study from
Priene, Anatolia, Trabzon. 1-13.
COUCOUZELI, A. From megaron to oikos