A cartomante análise literária
Análise Literária do conto A Cartomante de Machado de Assis
Apresentação:
No conto de ‘’A Cartomante’’ o autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia, realmente uma análise completa da psicologia humana.
Enredo:
A cartomante é a história de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Rita é casada com Vilela, porém acaba se apaixonando por seu amigo Camilo. Rita sempre teve o hábito de consultar cartomantes na esperança que elas pudessem resolver suas angústias e preocupações, porém, seu amante Camilo nunca acreditou no poder de adivinhações e sempre desencorajou Rita de ir consultar-se com tais. Porém, quando Camilo tem uma forte desconfiança de que o marido de Rita sabe do caso entre os dois, decide recorrer à cartomante em busca de auxilio. Esta lhe dá falsas informações e o acaba iludindo, levando Camilo a ser morto por seu amigo Vilela. Clímax:
O clímax acontece quando Camilo recebe um bilhete de Vilela, que pede que ele vá urgentemente até sua casa. Apreensivo, Camilo suspeita que Vilela tenha descoberto seu romance com Rita, atordoado e sem saber o que fazer imaginando possíveis explicações para o chamado urgente de Vilela, Camilo decide ir consultar a cartomante em busca de alguma explicação.
Desfecho:
O desfecho é trágico: Iludido e cheio de confiança, Camilo chega à casa de Vilela. Porém Vilela já sabia do romance entre seu amigo e sua esposa e querendo vingar-se, mata primeiro Rita, e assim que Camilo chega na casa e vê Rita morta e ensanguentada, não há tempo nem de assustar-se pois já é morto a queima roupa por Vilela.
Personagens:
Rita: 30 anos, formosa, possui uma boca fina e com ar interrogativo, graciosa e viva.
Vilela: 29 anos, porte grave que fazia-o parecer mais velho, esposo de Rita e advogado.
Camilo: 26 anos, funcionário público,