Desenvolvimento motor x psicomotor
DESENVOLVIMENTO MOTOR X PSICOMOTOR
DESENVOLVIMENTO MOTOR O desenvolvimento motor envolve a mudança no comportamento motor, e está normalmente relacionado a idade do indivíduo. Neste desenvolvimento, inclui-se mudanças tanto na postura quanto no movimento, que são os dois aspectos básicos do comportamento motor.
Por anos a fio,os fisioterapeutas atribuíram muitas das mudanças que vemos no comportamento motor a mudanças que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Pensava-se que as mudanças do desenvolvimento nas habilidades motoras refletiam a maturação do SNC. Recentemente, entretanto, começamos a perceber que o sistema nervoso não é a única estrutura que determina as mudanças do desenvolvimento. Mudanças em outros sistemas do corpo, como as do sistema musculoesquelético e cardiorrespiratório, também influenciam o desenvolvimento motor.
Naturalmente, o ambiente no qual vivemos exerce uma influência muito forte e sistemática no desenvolvimento motor. Por conseguinte, as causas do desenvolvimento motor são muitas. Cada sistema, tanto um sistema do corpo quanto um sistema ambiental específico, interage de um modo complexo e fascinante para realizar mudanças no comportamento motor conforme envelhecemos.
As mudanças que ocorrem no desenvolvimento motor dos bebês são realmente notáveis. Ao nascer, o bebê é totalmente dependente, mas no primeiro ano a criança adquire um impressionante grau de independência física. Ela muda da impotência para a competência em atividades motoras amplas, como sentar, engatinhar e levantar-se, e em habilidades motoras finas, que incluem a manipulação de vários tipos de objetos.
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR Desenvolvimento psicomotor está relacionado não somente com o movimento, mas também com a mente. Chamado também de psicomotrocidade, é a ciência do corpo e da mente. Ao vermos o corpo em movimento, percebemos a ação dos braços, pernas e músculos gerada pela ação da mente, por isso é necessário, educar o movimento pela