Sequência didática - literatura portuguesa o crime do padre amaro
Disciplina: Literatura Portuguesa II
Professor: Maicon Tenfen
Acadêmico: Thalita Gomes Gonçalves
Leitura, análise e interpretação de “O crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós (1875).
O Crime do Padre Amaro, é um romance de Eça de Queiros que tem como personagens principais os jovens padre Amaro e Amélia. O romance é a história do jovem padre Amaro que ao mudar-se para nova cidade, Leiria hospeda-se na casa da senhora Joaneira, mãe de Amélia. A convivência na casa, faz com que Amaro se envolva com Amélia. Amaro e Amélia acabam não conseguindo resistir um ao outro. O romance faz uma crítica ao sistema clerical na época, e é uma das principais obras do naturalismo português.
1. ENREDO O tema central da obra é a vida eclesiástica. Após perder os pais, Amaro personagem central do romance é criado por uma mulher que pretende torná-lo padre. Amaro torna-se padre, mas a ausência de interesse e vocação pelo sacerdócio o torna triste e resignado, mesmo assim Amaro segue a vida eclesiástica, sempre tentando conter os fortes impulsos sexuais que perseguem seus pensamentos. Embora devoto a Deus, não suporta a vida que lhe foi imposta. Após algum tempo, consegue, mudar-se para Leiria uma cidadezinha no interior de Portugal. Amaro chega a Leiria e fica hospedado na casa da senhora Joaneira, por sugestão do cônego Dias. Hospedado na casa da senhora Joaneira, Amaro acaba se envolvendo com Amélia, uma jovem bonita filha da senhora Joaneira. Amaro tenta resistir aos encantos de Amélia, mas quando descobre que o cônego tem um romance secreto com a mãe de Amélia, suas convicções de padre são abaladas. Amaro e Amélia sentem forte atração um pelo outro, que se desenvolve aos poucos e provoca o desinteresse da moça por João Eduardo, seu noivo.
O clímax do romance acontece quando Amaro vai perdendo os escrúpulos e se deixa levar pela atração sexual que sente por Amélia, é nesse ponto que o autor faz uma crítica contra o clero, se