a carta de pero vaz de caminha
388 palavras
2 páginas
A carta de pero vaz de caminha a El Rei D.manuel posto que o capitão-mor desta vossa frota e assim os outros capitães escrevam a vossa Alteza sobre a nova do achamento desta vossa nova terra,não dexarei também de dar minha conta disso a vossa Alteza, como eu melhor puder, ainda que - para o bem contar e falar, - o saiba fazer pior que todos .haja aqui de pôr mais que aquilo que vi e me oareceu.aqui não darei conta de vossa Alteza da marinhagem e sengraduras do caminho, porque não o saberei fazer, os pilotos devem ter esse cuidados. portanto, senho, do que hei-de falar começo e digo: A partida de Belém,como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, nove de março. sábado. 14 do dito mês, entre oito e nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã-Canária.ali andamos todos aquele dia em calma, à vista delas, obra de três ou quanto léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verdea saber, da ilha de São Nicolau,segundo dito do piloto Pero escolar .
E assim seguimos nosso caminho por esse mar de longo, até terça-feira das oitavas de Páscoa, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho , e assim outras a que também chamam rabo-de-asno.
E à quarta-feira sguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buxos. e nesse dia, a horas de véspera, houvemos de terra: primeiramente, de um grande monte muito alto e redondo, e outras serras mais baixas ao sul dele de terra chã , com grandes arvoredos ao qual monte alto o capitão pôs nome- O Monte Pascoal -, e a Terra , A Terra de Vera Cruz. e à quinta-feira pela manhã, fizemos vela e seguimos direto à terra. E chegaríamos a essa ancoragem às dez horas, pouco mais ou menos. e dali a vistamos homens que