A carga tribut ria brasileira dever chegar ao maior n vel de sua hist ria em 2015

769 palavras 4 páginas
A carga tributária brasileira deverá chegar ao maior nível de sua história em 2015. Assim que foi anunciado o resultado das eleições de outubro, o governo federal e os governos estaduais começaram a se articular para aumentar a arrecadação, seja por meio do aumento de tributos, seja ressuscitando impostos, como a Contribuição Provisória Sobre Movimentações Financeiras (CPMF).
INFOGRÁFICO: Veja a evolução dos tributos
Além disso, o governo federal deve adotar medidas para retirar os incentivos ao consumo de determinados produtos, como o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos.
Ao longo de 2013, último ano com os dados fechados, a carga tributária total (incluindo impostos federais, estaduais e municipais) consumiu 35,92% do PIB brasileiro. A tendência é que o índice tenha aumentado em 2014 e cresça ainda mais em 2015, já que haverá aumento nominal na arrecadação e o PIB deve crescer ainda menos no próximo ano — na semana passada, a nova equipe econômica enviou ao Congresso uma projeção de crescimento de apenas 0,8% para o PIB em 2015, muito abaixo da alta prevista de 2%.
O momento de crise, com inflação, dólar e inadimplência em alta, se soma a uma tendência brasileira: o aumento da tributação após as eleições, principalmente quando os governos são reeleitos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os tributos federais em relação ao PIB aumentaram no primeiro ano do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999, e no primeiro ano do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2007. O aumento em 2011, primeiro ano de Dilma Rousseff (PT) na presidência, foi ainda maior (veja no quadro ao lado). Geralmente as propostas de reajustes de tributos são enviadas no fim do ano ao Congresso, após as eleições.
“Nos estados em que vai haver reeleição as contas públicas são afrouxadas, na medida em que o governo não incrementa sua arrecadação, faz diversas concessões e

Relacionados

  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas