A Capacidade Tecnológica
Os fatores de produção são recursos constituídos pelas proezas da natureza, pela população econômica, pelas diferentes categorias de capital e pelas capacidades tecnológicas e empresarial.
A Capacidade Tecnológica é constituída pelo conjunto de conhecimentos e habilidades, o que a torna num fator de produção que envolve todo o processo produtivo, pois aborda os conhecimentos sobre fontes de energia utilizadas, formas de extração de recursos naturais, processamento e transformação até os produtos finais. Sendo o elo de ligação entre o capital, trabalho e o fator terra.
Para os franceses, este conjunto sintetiza-se na expressão “savoir faire” (saber fazer), enquanto os ingleses interpretam a tecnologia – habilidades e conhecimentos – na expressão “know-how” (como fazer). Tais sínteses transmitem de geração a geração, evoluindo operacionalmente, apontando que a capacidade tecnológica é uma herança cultural das nações.
As habilidades e conhecimentos são compostas por três grandes categorias. A primeira é a capacitação para P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que envolve conhecimento e habilidades em tecnologia-científica, o que resulta nas invenções. A segunda é a capacitação para desenvolvimento e implantação de projetos, o que envolve a seleção e combinação de tecnologias de ultima geração para definir plantas e iniciar produção de protótipos. A terceira é a capacitação para operar o processo de produção, que envolve habilidades sobre manutenção de plantas, controle de produção e dos integrantes da mesma e a otimização de processos produtivos.
A evolução do conhecimento tecnológico é função da pesquisa e desenvolvimento, básica e aplicada. A pesquisa básica é a que fundamenta desenvolvimentos e alimenta a pesquisa aplicada. Esses dois campos podem se relacionar com invenções, descoberta de novas formas ou fontes, e inovações, incorporação das novas descobertas. Nas economias modernas, as inovações