A camada de enlace e redes locais
Um protocolo de camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlace individual. O protocolo de camada de enlace define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace, bem como as ações realizadas por esse nós ao enviar e receber pacotes. Podemos Dizer que sua principal função é Detectar e, opcionalmente, corrigir erros que possam acontecer no nível físico. É responsável pela transmissão e recepção de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. Alguns Exemplos de Protocolo: Ethernet, 802.11 para LANs sem fio, token ring e PPP.
* Implementação da Camada de Rede
Na maior parte, a camada de enlace é implementada em um adaptador de rede, por vezes também conhecido como controlador de interface de rede (NIC). No núcleo do adaptador de rede está o controlador da camada de enlace, normalmente um único chip de sistema especial, que implementa vários serviços da camada de enlace (enquadradamento, acesso al enlace, controle de fluxo, reconhecimento de erros etc). Dessa forma muito da funcionalidade do controlador da camada de enlace é implementado em Hardware.
* Protocolos de Acessos Aleatórios
Slotted ALOHA
Bem, Podemos Considerar esse protocolo, como um dos mais simples. Nesse protocolo, o tempo de transmissão é dividido pelo número de quadro formando intervalos, de fato que um intervalo é igual ao tempo de transmissão de um quadro. Cada nó conhece o início do intervalo. Em cada colisão, todos os nós identificam a mesma antes mesmo do término do intervalo. Quando um nó tem algum quadro para enviar, ele espera até o início do próximo intervalo e o envia, se for detectada colisão, ele espera um tempo aleatório e envia novamente. Note-se que quando um nó quer enviar um quadro ele o envia no primeiro intervalo que aparecer e, se não tiver colisão e for