INTRANET
Camadas de Enlace: Introducao e servicos Vamos começar com um pouco de terminologia útil. Achamos, que neste capitulo, e importante que nos refiramos aos hospedeiros e roteadores apenas como nos, já que como veremos em breve, não estaremos particularmente preocupados em saber se um no e um roteador ou um hospedeiro. Tambem nos referimos aos canais.de comunicação que conectam canais adjacentes ao longo dos caminhos de comunicação como enlances. Para levar um datagrama de um hospedeiro de origem ate um hospedeiro de destino, o datagrama tem de ser transportado sobre cada um dos enlaces individuais existentes no caminho fim a fim. Considerando um dado enlace, um no transmissor encapsula o datagrama em um quadro de camada de enlace e transmite o quadro para dentro do enlace, e um no receptor recebe o quadro e extrai o datagrama.
Os serviços fornecidos pela camada de enlace
O protocolo de uma camada de enlace e usado para transportar um datagrama por um enlace individual. O protocolo de camada de enlace define o formato dos pacotes trocados entre os nos nas extremidades do enlace, bem como as acoes realizadas por estes nos nas extremidades do enlace, bem como as acoes realizadas por estes nos ao enviar e receber pacotes. As unidades de dados trocadas pelo protocolo de camada de enlace são denominadas quadros e que cada quadro de camada de enlace caracteristicamente encapsula um datagrama de camada de rede. Como veremos adiante, entre as acoes realizadas por um protocolo de camada de enlace ao enviar e receber quadros, estão detecção de erros, retransmissão, controle de fluxo e acesso aleatório. Como exemplos de protocolos de camada de enlace temos os protocolos Ethernet 802.11 para LANS sem fio (também conhecidas como WI FI), token ring e PPP.
Enquanto a camada de rede tem como tarefa movimentar segmentos da camada de transporte fim a fim, desde o hospedeiro de origem ate o hospedeiro de destino, um protocolo de camada de enlace e encarregado de