A caixa Vermelha
Metodologia Científica
A caixa Vermelha
Autor: Mateus Araújo Dutra Rodrigues
Professor: Ronaldo Luiz Nagem
Semestre: 2°/ 2013 – Período 1°. Turno: Diurno – 2° feira de 7:00h às 08:40min
Resumo
O trabalho proposto pelo Professor Ronaldo Luiz Nagem consistiu em descobrir o objeto que está dentro de uma caixa vermelha, sem abri-la nem danificá-la de maneira alguma. De modo que possamos aprimorar nosso fazer científico através de processos empíricos, dedutivos, indutivos e também a capacidade de fazer analogias. Abrangendo dessa maneira várias áreas de conhecimento da Metodologia Científica.
Os resultados obtidos não foram totalmente conclusivos, mas o objetivo do trabalho foi alcançado, pois o uso de métodos científicos foi constantemente utilizado para criar as proposições apresentadas.
Introdução
O trabalho da Caixa Vermelha tem como objetivo principal caracterizar o fazer científico ao descrever o objeto que está dentro da caixa. A problemática (e a motivação) do trabalho é que a caixa está lacrada e não pode ser aberta nem danificada de nenhuma forma. Tendo isso em vista foi necessário lançar mão de vários instrumentos como régua, balança, ímãs de forma a descrever de maneira precisa e esmiuçada (peso, volume, cor, forma, composição química e etc.) o objeto. As maiores dificuldades se encontram em descrever a forma e a cor dos objetos. Mas dessa maneira conseguimos fazer comparações e analogias com objetos que já conhecemos, tendo assim pelo menos uma ideia de como seria o objeto.
Metodologia
O primeiro procedimento adotado foi balançar a caixa de um lado para o outro, descobrindo assim, através da audição e do tato (experiência sensorial, empírica), esse procedimento ajudou a descobrir se havia mais de um objeto na caixa. O