Relatorio
Titulo
Condicionamento por modelagem discriminativa, através de reforços positivos.
Objetivo
O objetivo do experimento é condicionar um animal, modelando determinado comportamento escolhido pelos experimentadores.
Sujeito
Foi utilizado neste experimento um cachorro, chamado Juca, sem raça definida.
Material
Neste experimento foram utilizados: 1- Cinco tigelas, de cores diferentes. 2- Ração. 3- Local amplo. 4- Folha para anotações. 5- Lápis e borracha. 6- Duas caixas de papelão
Método
O experimento percorrera 30 dias, com a duração de 2 horas diárias – aproximadamente na hora em que Juca costuma comer.
O experimento consisti em condicionar Juca a pegar a tigela vermelha, diferenciando-a das demais cores apresentadas a ele.
Primeiro momento: Seguraremos uma tigela branca a um metro em linha reta e chamaremos Juca, em quanto Layane vai anotando os comportamentos de Juca Ariellen vai aplicando o experimento, aguardaremos por volta de alguns segundos Juca ir ate a tigela branca, quando ele for ate a tigela o reforçaremos com ração e caricias e deixaremos ele brincar com a tigela, este comportamento será feito aproximadamente dez vezes.
O Segundo momento será divido em três etapas.
1ª Etapa- Iremos condicionar o animal a distinguir a tigela vermelha das demais cores, repetiremos este condicionamento quinze vezes com uma duração de duas horas cada, para certificarmos que o animal foi condicionado. Para tanto, colocaremos ambas as tigelas uma ao lado da em uma distancia de dez centímetros, a um metro de distancia do animal em linha reta. Esperaremos Juca ir ate as tigelas e só o reforçaremos quando ele for ate a tigela vermelha, cada vez que ele executar o comportamento de se dirigir a tigela vermelha, Juca ganhará uma ração e brincara por alguns minutos com a tigela vermelha e recebera caricias como reforçamento.
Caso pegue outra tigela que não seja a vermelha, Juca não será reforçado – ou seja, não ganhara