A bíblia e a comunicação
De todas as faculdades humanas, talvez a que mais nos atraia seja a Comunicação. Ela surgiu antes que o homem fosse criado. Se admitirmos Deus como um Ser triuno e eterno, certamente não hesitaremos em dizer que a comunicação é eterna, pois as Pessoas de Trindade Divina se comunicam enquanto são: “...E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo”. (João 17.5,24)
Os seres, desde que existem, comunicam-se entre si. Nos animais, isto se manifesta nos processos de delimitação de espaço, no cortejo para o acasalamento, na tentativa de intimidar o agressor, na proteção do lar. Os seres humanos, racionalmente a utilizam para estabelecer amplos processos de interação, buscando passar aos seus pares informações que visam, no fundo, a mesma coisa.
SEU CONCEITO
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca de informações.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor.
SUA ORIGEM E RELEVÂNCIA
Os historiadores vão situar a origem da comunicação na pré-história, na