A Busca da felicidade
2. A fase cosmológica da Filosofia grega praticamente se encerra com Heráclito, quando tem início a faseontológica (conhecimento sobre o ser), inaugurada com Parmênides.
3. A maior discussão do período Pré- socrático deu-se em torno dasquestões envolvendo a mudança e a permanência das coisas.
4. Heráclito de Éfeso . Defendia a mudança (devir). O mundo (realidade) era um ciclo perpétuo, onde nada permanece omesmo e tudo se transforma em seu oposto. . Contradição move o mundo!
5. Parmênides de Eléia . Defendia a permanência. O ser é imutável, sempre idêntico asi mesmo e que a mudança é ilusória. Não existem opostos, só identidade!
6. De acordo com historiadores, a história da Filosofia grega é a história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por Heráclito e Parmênides. A busca dessa soluçãofez surgir duas disciplinas filosóficas: a lógica e a ontologia (metafísica).”
7. . Período Pré-socrático (ou cosmológico) . Período Socrático (ou antropológico)
8. OS SOFISTAS
9. . Quem eram os sofistas?
10. Eram mestres da oratória (arte de bem falar) que ensinavam a arte da persuasão (persuadir é fazer crer, induzir, convencer). Viajavam por toda a Grécia ensinando Filosofia, mediante pagamento, mas seuprincipal ofício era ensinar como argumentar em público e como driblar a opinião adversária. O importante, para os sofistas, era ganhar uma discussão, independentemente do critério utilizado.
11. Por tudo isso, Sócrates rebelou-secontra os sofistas afirmando que eles, ao defenderem qualquer idéia, desrespeitavam a verdade e por isso não podiam ser considerados filósofos.
12. Também foram criticados por Platão e Aristóteles, tanto que o termosofista, que originalmente significava sábio, passou a ter o sentido de impostor.
13. Os principais sofistas