busca da felicidade
Aristóteles nasceu em Estagira, em 384 a.C. Foi estudar em Atenas aos 18 anos, sendo discípulo de Platão. Tem grande influencia na Filosofia, assim como na Biologia, Astronomia e Psicologia.¬¬¬ Sua concepção de alma difere bastante da de Platão. Para ele, a forma básica de alma consiste na capacidade de fazer as coisas. O Epicurismo foi uma filosofia criada a partir do Helenismo – período iniciado depois da conquista da Grécia pelos macedônios, marca a transição da civilização grega para a romana.
Foi fundado por Epicuro, filósofo grego nascido em Salmos em 341 a.C. Estudou com atomistas platônicos e criou uma escola em Atenas, chamada “Jardim”. Aristóteles e Epicuro embora tenham pontos semelhantes na busca pela felicidade, como tudo no mundo, também se diferem em alguns conceitos.
Aristóteles
O fim é uma coisa boa. Todas as atividades exercidas possuem um fim a ser alcançado. Uma finalidade própria. Tal para o indivíduo, ou para a nação inteira. A felicidade então, estaria em contemplar o bem. Porém o homem não conseguiria alcança-la na forma humana, teria então que aguardar a morte, para ocorrer a separação de sua alma e corpo, e desde que tenha realizado esforços suficientes contra desejos mundanos, sua alma seria então, purificada. A busca da felicidade, para cada pessoa, consiste em métodos diferentes, como exemplos : o prazer, que é um problema, pois este também é experimentado pelos animais; a honra, mas esta não depende da pessoa em si, e sim dos outros para reconhecer seus esforços; ou então, pela riqueza, esta seria a mais absurda, pois vale como meios para conseguir outras coisas, e não como fins. Já para Aristóteles, a felicidade consiste na diferenciação do homem com as outras coisas, na realização de seus objetivos, no desenvolvimento progressivo do ser. “ Ora, como são muitas as ações, artes e ciências, muitos são também os seus