tcc entretenimento
1.1 Conceitos básicos
A palavra entretenimento, segundo o dicionário Aurélio, vem de entre + ter, e significa deter, fazer demorar para distrair, e também recrear-se, divertir-se . Os conceitos referem-se sempre às origens latinas da palavra e incorporam a ideia de “ter entre”. Seria então uma forma de ocupar certo período de tempo com algo que distrai, entretém e faça o tempo passar com diversão.
Entretenimento é uma forma de recrear ou divertir as pessoas ou um conjunto delas quando elas se encontram desviadas de suas preocupações cotidianas. Pode ser considerado como um ofício de captar a concentração de grupos ou de indivíduos, com a aplicação das mais variadas ocupações que visam somente o prazer, por um período temporal fixo ou impreciso, ou um produto de poder atrair a atenção de seus consumidores, os provocando sentir sensações prazerosas.
No mercado do entretenimento há sempre determinados setores lucrando com a diversão, seja econômica ou politicamente. Podem ser listadas algumas modalidades de entretenimento: dança, exposições, festas populares, jogos, leituras, música, passatempos, brincadeiras de rua, rádio, internet, shows, teatro, televisão, cinema, entre outras.
Alguns espaços físicos também estão vinculados à arte de entreter. São elas: acampamentos, parques, circos, baladas, feiras de exposições, museus, etc.
Também pode ser considerada como entretenimento toda a ‘cultura’ urbana desenvolvida pela juventude contemporânea. Desde a reunião de um grupo de amigos à concentrações de lugares com muitas pessoas compartilhando um objetivo comum – diversão - muitas vezes acalentadas por rodadas de cerveja e outras bebidas, e pelo uso de drogas, das mais leves às mais pesadas. Esta forma de entretenimento é inteiramente discutível e negativa. Pode-se afirmar que é completamente alienante.
Existem, portanto, formas de se entreter saudáveis, que podem envolver um processo de construção do conhecimento, conquistada