pra que serve microscopio
Docente: Cacilda
Discente: Fernanda Gabriela de campos carneiro
Sala: 1201
O alienista
(Machado de Assis)
Várzea Grande
2014
Fisioterapia
Fernanda Gabriela de campos Carneiro
O Alienista
(machado De Assis)
Várzea Grande
2014
Referencia
Foi encontrado em uma apostila de português referente à prof° Cacilda do centro universitário (univag).
Introdução
É de fundamental importância relatar inúmeros trabalhos publicados em torno do centenário de Machado de Assis. Muitas atenções são voltadas para “O alienista” um dos textos mais discutidos do autor. O texto relata as crônicas da vila de Itaguaí onde vive certo medico, Dr.Simão bacamarte que foi considerado o maior dos médicos do Brasil, Portugal e da Espanha. Aos quarenta anos se casou com Dr.Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, não é bonita e nem simpática.
Desenvolvimento
As Crônicas da vila de Itaguaí dizendo que em tempos remotos vivera ali certo médico, Dr.Simão bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior médico do Brasil, Portugal e da Espanha. Estudara em caimbora e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia.
Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e