A BRUXA MA E A FADA DO BEM
Essas duas personagens das estórias infantis, representam dois aspectos da nossa mente, ou seja, do nosso modo de pensar. Pois ora somos otimistas ora somos pessimistas. A estória:
Conta uma estória que a bruxa má é uma mulher muito feia. Uma velha que tem a pele enrugada, os cabelos brancos, as unhas grandes e sujas. Ela mora numa caverna subterrânea, mas de fácil acesso. Já a Fada do Bem é uma mulher muito bonita, jovial, sorridente, elegante e muito educada. A Fada do Bem mora no alto de uma montanha, num lugar muito bonito, perto do céu, onde se vê o horizonte lá, onde se contempla o nascer e o pôr-do-sol. No entanto, é um lugar de difícil acesso, somente os esforçados e corajosos conseguem chegar no alto da montanha.
A Bruxa, embora seja malvada, ela é muito receptiva, ele recebe todo mundo que chega em sua caverna para conversar com ela. E mais, ela concorda com tudo que a pessoa diz.
Certa vez, uma menina chamada “Melancolia”, estava muito jururu, desanimada, triste porque não conseguia resolver seus problemas de matemática. Melancolia se achava menos inteligente que seus colegas, dizia sempre pra si mesmo: - eu não vou conseguir, está difícil resolver essa tarefa. E numa tarde, caminhando pela floresta perto de sua casa, ela viu essa caverna e resolveu, apressadamente, entrar.
E lá estava, a Bruxa Má, esperando ansiosamente pela Melancolia, quando de repente ela começou a conversar com a Bruxa. Melancolia contou tudo sobre sua vida, falou sobre os seus problemas e o que a Bruxa, atentamente, ouviu sua história e lhe disse:
- É isso mesmo minha filha, você é uma incapaz, você jamais conseguirá resolver esses problemas, só consegue quem tem sorte na vida, e você não nasceu com sorte, você nasceu assim, sem inteligência, você jamais conseguirá. Eu concordo com tudo que você disse.
E assim, Melancolia saiu da caverna com a certeza de que jamais conseguirá ser uma aluna boa em matemática.
Mas do outro lado da cidade