a borborema
Aspectos gerais : compreende à área da Borborema um vasto conjunto estrutural de maciços ou blocos falhados modelados em rochas graníticas,migmatitos, gnaisses,micaxistos,filitos e quartzitos, estes suavenmentes dobrados em domos anticiclinais.
Estende se de Alagoas ao Rio Grande do Norte.
Ora forma bloco pesado maciço dissecado por vales amplos, ora fragmenta se em linhas de crista paralelas.
Três aspectos podem ser distinguidos no grande conjunto planáltico da Borborema: a escarpa,as superfícies elevadas de maciços e as superfícies baixas pediplanadas.
A escarpa da Borborema: a escarpa oriental da Borborema é retilínea e um pouco marcada,pois o acesso do litoral ao planalto é dado por degraus ou patamares recortados por amplas planícies aluviais dos rios que vêm ter com o litoral.
As superfícies elevadas: modelada em rochas de composição cristalina apresenta duas superfícies elevadas.
A primeira de 700-800m.
A segunda de 500-600m ou de 150-200m.
Ambas as superfíceis encontram-se em parte recobertas por depósitos detríticos constituídos por arenitos argilitos e conglomerados.
Essas superfície são chamadas de cimeiras
As supefícies baixas pediplanadas: são encontradas nas altitudes de 100-300m,no interior dos relevos elevados da Borborema.
As depressões sertanejas evoluíram em torno dos principais eixos de drenagem que sulcam a Borborema,destacando-se a extensa depressão de patos diposta de modo aproximadamente paralela à escarpa principal desse conjunto de maciços,modelada na parte cebtro oriental da Paraíba pelo rio Piranhas e seus formadores.
Esboço Paleogeográfico da Borborema
1° a formação da superfície Pré-cretácea que jaz fossilizada sob sedimentos cretáceos da formação jatobá.
2° arqueamentos e falhamentos afetaram a superfície Pré-Cretácea, dando origem aos Blocos diferenciados que compõem oo conjunto morfoestrutural de maciços da Borborema.
3°