A RELIGIOSIDADE EM VIGIA DE NAZARÉ-PA
Entender como é desencadeada a atividade turística é uma tarefa que demanda um entendimento amplo sobre a realidade onde irá se desenvolver o turismo. Para tanto, faz-se necessário conhecer os aspectos econômicos, históricos, de infraestrutura, políticos e socioculturais daquela realidade. Esse arcabouço teórico e prático serve como suporte para que o a atividade turística ocorra de maneira benéfica para a população, podendo muitas vezes, proporcionar o desenvolvimento da localidade.
No caso da cidade de Vigia de Nazaré, o aspecto sociocultural foi designado como foco de estudo deste trabalho, onde foi preciso conhecer com mais transparência, através da pesquisa, como se configura a movimentação da sociedade por meio de sua cultura. Portanto, o objetivo principal do trabalho foi desenvolver uma análise de como se dá o turismo por meio da cultura, mais especificamente, da religiosidade na cidade, e quais as implicações sociais.
A identidade religiosa é uma das características culturais mais marcantes da população vigiense e relacioná-lo com estudos culturais e turísticos pode despertar interesse de curiosos, possíveis visitantes, pesquisadores e planejadores sobre esse forte atrativo que é um elemento identitário da localidade. O destaque se dá a partir da importância das manifestações religiosas que acontecem na região e que demandam um número significativo de pessoas. O trabalho foi desenvolvido com base em variados tipos de pesquisas e métodos. Primeiramente, foi realizada a pesquisa bibliográfica “elaborada ou desenvolvida a partir de material já publicado, em geral livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet.” (SIENA, 2007, p.66) relacionados com os temas sobre cultura, religiosidade, turismo, entre outros. A esta se sucedeu a pesquisa documental “[...] elaborada utilizando materiais (documentos, banco de dados, etc.) que não receberam tratamento analítico ou que podem ser reelaborados pelo pesquisador” (SIENA,