A bomba
Hiroshima após a Tragédia
A devastação da bomba foi de tamanha proporção que resumiu Hiroshima num deserto, destruindo tudo em um raio de 2 km. Apesar de todo terror, a cidade de Hiroshima, conseguiu prosseguir, atualmente é uma cidade moderna e evoluída, ainda assim, a cidade guarda na lembrança toda tragédia que se abateu no local, e anualmente é realizada uma Cerimônia do Memorial da Paz, onde reunem milhares de pessoas com flores, velas, lanternas até pombas brancas são lançadas. Além disso, autoridades governamentais discursam sobre as consequências que a bomba trouxe à população, como as doenças passadas de geração à geração e renova que o mesmo atentado nunca ocorrerá novamente à cidade.
SLIDES 3 E 4
Ataque à cidade de Nagasaki
Três dias depois, em 9 de agosto de 1945, a cidade de Nagasaki também foi atacada com uma bomba atômica. Mais uma vez, os americanos batizaram-na com ironia: "fatman" (gordo). A bomba matou cerca de 70 mil pessoas e deixou 25 mil feridas. Segundo historiadores americanos, o alto-comando dos EUA ameaçou atacar Tóquio caso o Japão não se rendesse. A destruição que um ataque nuclear causaria numa das maiores cidades do mundo era incalculável.
O imperador Hiroíto não só aceitou como propôs a rendição incondicional diante da ameaça. Depois de seis anos, a sangrenta Segunda Guerra Mundial havia finalmente terminado. Embora tenha havido vários conflitos após 1945, bombas atômicas nunca mais foram usadas em guerras. As armas continuam sendo empregadas em testes, para que países exibam seu poder (como fazem Índia e Paquistão, por exemplo).
Após conhecer o potencial de destruição das bombas nucleares, potências temem se envolver em um conflito nuclear. Isso explica por que a guerra fria sempre foi um conflito de ameaças recíprocas entre Estados Unidos e União Soviética, em vez de uma guerra nuclear de fato. Mas essa é outra história.
Slides5 e 6
Ataque à cidade de Hiroshima
Ironicamente batizada de "little