A Bioquímica da Célula
Água e sais minerais.
Água:
A água é uma substancia química composta dois átomos de Hidrogênio e um de oxigênio, E é essencial para todas as formas de vida viventes conhecidas. A disposição espacial desses átomos não é linear; Eles formam um ângulo de 104.45°, como no desenho abaixo:
Dessa forma, é estabelecida uma zona positiva de uma lado, e uma zona negativa do outro. Nós damos o nome para as moléculas que apresentam uma zona positiva e uma negativa de Moléculas Polares. As que não apresentam essas zonas são chamadas de Apolares, como a maioria dos Lipídios.
Por causa da atração entre cargas elétricas opostas, cada molécula de água tende a se unir a outras, de modo que um átomo de hidrogênio de uma molécula sempre se ligue ao átomo de oxigênio de outra molécula. Essas interações são chamadas de Ligações de Hidrogênio.
As moléculas de água ficam fortemente unidas, mantendo a água fluida e estável em condições normais de temperatura e pressão.
Essa forte atração é denominada Coesão. Essa atração entre as moléculas de água no estado liquida, é responsável por sua alta tensão superficial.
Um exemplo é a forma de uma gota d’água. Ela tem sua forma mantida pela tensão superficial da água. Mas no momento em que a tensão delas é rompida, elas se desfazem.
As moléculas de água tendem a se unir a outras moléculas polares. Esse processo é denominado Adesão.
A água não se adere, porém, há moléculas apolares, Assim como as de gordura, óleo, e de cera, que são lipídios. É por isso que a água forma gotas em superfícies oleosas.
A coesão e a adesão são responsáveis por outra importante propriedade da água: A capilaridade.
A capilaridade é um fenômeno físico resultante das interações entre as forças de adesão e coesão da molécula de água.
É graças à capilaridade que a água desliza através das paredes de tubos ou deslizar por entre poros de alguns materiais, como o algodão, por