Bioquimica das células
Elas são usadas para tudo no nosso corpo desde a formação de um tecido de pele até uma enzima digestiva que nosso estomago produz.
Elas são essenciais para a vida já que todas as células são formadas a partir delas.
As proteínas são formadas a partir da união de muitos aminoácidos. Elas possuem diversas funções nos mais diversos organismos. A partir disso, pode-se notar que as proteínas não são somente as mais abundantes macromoléculas, mas também, são muito importantes para a vida.
Um organismo possui milhares de enzimas e todas elas são todas proteínas com funções importantes. As informações genéticas, por exemplo, são expressas através de proteínas.
O esquema apresentado a seguir, mostra como se unem dois aminoácidos, através de uma ligação química a que se dá o nome de ligação peptídica, que resulta da ligação entre o grupo ácido carboxílico de um dos aminoácidos e o grupo amina do outro aminoácido, libertando-se neste processo uma molécula de água.
As proteínas podem ser constituídas por milhares de aminoácidos que se adicionam uns aos outros através da formação sucessiva de ligações deste tipo.
O que são carboidratos : Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares (não somente o açúcar que estamos acostumados). Seus nomes terminam em ose (sacarose, glicose, frutose, maltose, lactose...). A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas (massas, pães, etc.) são ricos em carboidratos. Assim como doces, salgadinhos...
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de