a biologia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. Procura fornecer explicações sistemáticas, organizadas, que possam ser testadas, verificadas e criticadas, através de dados obtidos pela pesquisa ou estudo. Ex. de investigação científica: "Saber a origem do alto índice de depressão no sul do Brasil". Métodos adotados: o raciocínio hipotético dedutivo que emprega perguntas direcionadas ao problema, com hipóteses levantadas como: seria a questão do clima frio, que dá a impressão de isolamento e solidão? Procedimentos de testagem: questionário ou entrevistas com pessoas depressivas da região. Dados obtidos: conforme pesquisa realizada entre 20 entrevistados, o resultado foi. como o cotidiano se encaixa totalmente no conhecimento científico.
No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação mas existe, como o fato do chá de erva cidreira fazer passar a dor de cabeça, sem nenhum dado que comprove a afirmação, mas tendo base somente na experiência.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
Ex: Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de