Estudos
CEULS ULBRA
Acadêmica: Bruna Silva Pinto
Professor: Fernando
Matéria: Introdução á Engenharia Civil
Engenharia civil
A cada ano, as universidades brasileiras formam 40 mil engenheiros. Mais para atender o mercado deveria formar 90 mil. Nos próximos anos, o país precisará contar com300 mil engenheiros de todas as áreas. Muitos graduados trabalham em outras áreas, como a financeira e a de marketing. Sem eles, programas federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o minha casa minha vida, bem como as obras da Copa do Mundo e as Olimpíadas, podem simplesmente parar.
O mercado para esse engenheiro esta aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. Todos os engenheiros necessitam de estágios para adquirir experiência e se aperfeiçoar o que se torna ideal quando já esta cursando o ultimo semestre, o aluno já tem maturidade e conhecimento técnico suficiente para desenvolver as atividades propostas. Aos estágios podem ser conseguidos em Órgãos públicos, escritórios de projetos, empresas gerenciadoras de obras, e construtoras onde participam do planejamento da construção, elaboração de orçamentos, controle da produção e a verificação das condições de segurança.
É um dos cursos mais amplos, de modo que o profissional formado pode trabalhar em diversas áreas.
Engenharia Civil é o ramo de engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. Engenheiro além de criar projetos, construir e reformar inclui analise de solos, estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado.