A Biblia E Cientificamente Exata
Murilo - Jeová usou seus amigos aqui na terra.
Essa semana vamos estudar – A Bíblia é cientificamente exata?
A ciência fez grandes avanços nos tempos modernos. Em resultado disso, antigas teorias estão dando lugar a novas. O que antes era aceito como fato agora talvez seja encarado como mito. Livros de ciência com freqüência precisam ser revisados.
A Bíblia não é um livro de ciências. Mas no que diz respeito a assuntos científicos, ela é exata!
Muitas crenças equivocadas tinham ampla aceitação nos tempos antigos. Com respeito à Terra, os conceitos iam desde a idéia de que ela era plana até a de que alguma coisa material a mantinha suspensa. Mas, em seus mais de 1.100 capítulos, a Bíblia nunca apoiou nenhum conceito anticientífico.
Separei três textos bases que nos ajudarão a aumentar nossa fé e ajudar outros na nosso serviço de pregação.
“Ele . . . suspende a terra sobre o nada.”
Jó 26:7
Declarações cientificamente corretas. Há cerca de 3.500 anos, a Bíblia declarou que a Terra estava suspensa “sobre o nada”. (Jó 26:7)
“Há Um que mora acima do círculo da terra.”
Isaías 40:22
No oitavo século AEC, Isaías fez clara referência ao “círculo [ou esfera] da terra”. (
Qual é a forma da Terra? Nos tempos antigos, os humanos em geral acreditavam que a Terra fosse plana. Já no sexto século AEC, porém, o filósofo grego Pitágoras teorizou que a Terra tinha de ser uma esfera. Mesmo assim, dois séculos antes de Pitágoras formular a sua teoria, o profeta Isaías declarou com extraordinária clareza e certeza: “Há Um que mora acima do círculo da terra.” (Isaías 40:22) Portanto, bem à frente de seu tempo, o profeta Isaías registrou uma declaração cientificamente sólida e não influenciada por mitos antigos.
Uma Terra esférica posicionada no espaço vazio sem nenhum tipo de sustentação visível ou física — não acha essa descrição extraordinariamente moderna?
É claro que Jó desconhecia os meios