A BENÇÃO DO SENHOR
Deuteronômio 11:26:
“Vede, hoje ponho diante de vós a benção e a maldição.”
O que é bênção para você?
Quando eu era criança, lá pelos anos 50, tinha a convicção de que bênção era tão somente ter a Deus como pai e a Jesus Cristo como único e suficiente salvador. Nós éramos muito pobres. Papai era Presbítero da Assembléia de Deus e a nossa casa era a continuação da igreja.
Mesmo muito pobres, éramos felizes e vivíamos uma vida completamente separada do mundo. Como todo bom pobre da época, éramos muitos filhos o que obrigava mamãe a se virar em costura, aulas particulares e outras coisas que ajudavam no orçamento doméstico, e complementavam o salário baixíssimo de papai como Presbítero.
Não é preciso dizer que tínhamos poucas roupas, as de sair e as de ficar em casa. Sapatos, só tínhamos um par e na maioria das vezes herdávamos de outras pessoas. Brinquedos eram por conta da nossa imaginação. Às vezes uma lata de leite se transformava em um trator lindo, uma lata de sardinhas, virava um jeep com capotas e tudo mais e as brincadeiras de roda, pique e esconde-esconde eram uma delícia.
Não tínhamos televisão, telefone, geladeira, sofá e a única coisa moderna era o fogão à pilha, que funcionava com duas pilhas: uma pilha de lenha no canto da cozinha e outra pilha de lenha no quintal. Nossa mochila para ir a escola não era Karga; era de pano, feita em casa e costurada à mão.
Uma coisa era certa: não tínhamos muita coisa, mas tudo que tínhamos era providência divina. Parece sentimento de miséria, mas não é. É gratidão! Não entendo muito bem por que a gente perde esta noção de gratidão.
Ainda tenho muita saudade daquele tempo. Mas do que mais sinto falta é do respeito aos mais velhos. Pedíamos a bênção a todos, conhecidos ou desconhecidos e lembro-me muito bem que eu ficava todo cheio, todo vaidoso a cada resposta “Deus te abençoe”. Sentia-me verdadeiramente abençoado.
Não tínhamos a menor