A bela e a fera
Na administração de uma empresa, existem várias técnicas e formas de implementacao para torná-la eficiente.
É por isso que vimos à necessidade de aprofundarmos em uma dessas tantas técnicas, especificamente, a departamentalização, por sua vez, seria uma subdivisão técnica do trabalho, ou seja, é o conjunto dessa divisão trabalhando em uma forma organizada, um imediatamente dependendo do outro.
A departamentalização é uma forma prática de dividir o trabalho em funções separadas, o que acarreta uma série de benefícios que contribuem para o sucesso da gestão, como tambem maior experiência e conhecimento por parte dos trabalhadores na área onde desenvolvem suas atividades.
Ainda que esta maneira de dividir o trabalho tenha gerado muitas vantagens, também gera algumas desvantagens, que são apresentadas ao longo do relatório a seguir, bem como todos os seus aspectos.
Departamentalização
A departamentalizacao é o resultado da divisão do trabalho e a necessidade de coordenação. O processo de agrupamento de atividades para construir unidades naturais.
Com a evolução da divisão do trabalho cria uma necessidade de coordenação. Esta divisão é o mais básico de todos os processos sociais em que o homem participa. Ela deriva do reconhecimento de que o trabalho dividido em tarefas menores e mais especializado permite a um grupo de pessoas, conseguir melhores resultados do que uma só fazendo todo o trabalho de uma forma isolada.
A ligação clara entre a especialização e a eficácia levou os fabricantes a tentar uma crescente divisão do trabalho em suas companhias. Além da maior eficiência, a divisão do trabalho permite o uso de pessoas relativamente inexperientes em suas rotinas simples, o que naturalmente tem um efeito positivo sobre os custos do trabalho e formação profissional.
Através da divisão do trabalho as diversas tarefas são subdivididas em uma maneira mais lógica possível, para permitir que a experiência da prática, tanto de uma