A Base da Escatologia
Escatologia – Aula 02 (Resumo)
1- A escatologia é uma corrente de pensamento que existe desde os primórdios e que é especial na cultura e pensamento judaicos.
2- Ela se relaciona a uma visão particular do mundo, e uma específica relação com o tempo.
3- Nas sociedades antigas, o tempo era geralmente visto geralmente como circular. Os judeus, porém, devido ao messianismo, inauguram uma visão linear do tempo.
4- A palavra hebraica para tempo nos mostra essa curiosa dicotomia entre uma visão de tempo circular e uma visão de tempo linear.
5- O Antigo Testamento entende o tempo como tendo uma natureza cíclica. Isto se reflete na palavra hebraica שנה (shaná), que significa “ano”, mas que também pode significar “repetição”.
6- Cada ano, na cosmovisão judaica, representa um ciclo completo de determinados eventos de natureza espiritual estabelecidos por Deus, que se repetem anualmente.
7- Todavia, ao mesmo tempo, cada ano também é, em si, único. Isto também fica revelado na própria palavra שנה (shaná), que além de significar “repetição”, está relacionada ao verbo “shonê”, que significa “mudança”.
8- Embora o padrão de tempo seja repetido, a cada ano novos mistérios da realidade espiritual são revelados, e que determinam a natureza dos acontecimentos que se sucederão naquele ano.
9- É por esta visão do tempo enquanto mudança que os judeus são considerados o primeiro povo que incorporou uma visão linear do tempo, que aponta para um momento futuro em que se daria a consumação das profecias messiânicas.
10- Esta contradição repetição/mudança está, portanto, também presente na promessa do Messias, o Rei Ungido que confirmaria o cetro de Judá, a quem todos os povos deveriam obedecer.
11- Ao mesmo tempo em que eventos anteriores à manifestação do Messias já haviam anunciado sua vinda (o quase-sacrifício de Isaque; o Siló profetizado por Jacó; José tirado do poço e da prisão para reinar; o sacrifício de Nabote em favor de sua vinha, etc), ele