A bacia sedimentar do Parnaíba
A Bacia Sedimentar do Parnaíba, é uma das maiores do Brasil cortando vários estados do Nordeste e pequena parte do Norte, no entanto de certa forma ainda é pouco explorada pela industria mineral, todavia devido a investimento crescente e pesquisas mais elaboradas foram descobertos varias ocorrências e jazidas minerais. Assim sendo, a expectativa sobre o potencial mineral dessa Bacia é enorme e daí vem à necessidade de maiores investimento em pesquisa de prospecção nesse setor.
1. APRESENTAÇÃO
2. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA
2.
O município de Balsas está localizado na porção sul do Estado do Maranhão à 7°31’ de latitude e 46° 82’ de longitude, integrando a microrregião dos Gerais de Balsas, sendo Balsas a cidade principal. Limita-se ao norte com os municípios de: Nova Colinas, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras; ao sul, com Alto Parnaíba; a leste, com os municípios de Sambaíba e Tasso Fragoso e a oeste com Riachão, Campos Lindos, Recursolândia e Lizarda, sendo os três últimos pertencentes ao Estado do Tocantins.
1. OBJETIVOS
Confecção de um mapa fotolitológico específico de uma fotografia aérea da região de Balsas-MA com o objetivo de identificar drenagens e acidentes de relevo da fotografia apresentada.
2. MÉTODOS
2.1. PESQUISA BIBLIOGRAFICAS Foram utilizados para esta pesquisa vários Trabalhos Científicos (TCC), também extraímos informações dos seguintes órgãos IBGE, DNPM e CPRM do Estado MA.
2.2. TRA TAMENTOS DOS DADOS Foram utilizados os seguintes materiais para a confecção do Mapa Geológico de Balsas:
1. Algodão
2. Álcool
3. Caneta
4. Papel Overleick (transparente)
5. Esterescópio de Espelho
6. Esterescópio de Bolso
7. Luminárias
Após a extração das informações de Relevo, Drenagem e Logística, os mesmos foram escaneados e cristalizados no Corel Draw.
3. GEOLOGIA REGIONAL
A Bacia do Parnaíba tem seu arcabouço influenciado por feições