A ação do Marquês de Pombal no reinado de D, José
Índice
Introdução 5
Quem foi Marquês de Pombal? 7
Reforma 10 Reforma Económica…………………………………………………………………………………………………………..10 Reforma na justiça……………………………………………………………………………………………………………… Reforma no ensino……………………………………………………………………………………………………………… Reforma no aparelho de Estado……………………………………………………………………………………
O processo dos Távora e a submissão das forças sociais 4
O terramoto de 1755 e o reordenamento urbano 5
Conclusão 6
Curiosidades
Anexos
Bibliografia
Introdução
Neste trabalho, no âmbito da disciplina de História iremos falar do Marquês de Pombal, como é de conhecimento geral, foi este senhor foi ministro de Portugal no século e XVIII no reinado de D. José, no tempo do Antigo Regime e na era do mercantilismo. Todos estes factos implicaram as suas decisões e atitudes e até hábitos por isso iremos desenvolver quem foi Marquês de Pombal e as suas ações visto ser um senhor de extrema importância em Portugal devido aos seus feitos, quer bons quer maus.
Fig. 3-
Quem foi Marquês de Pombal?
De nome Sebastião José de Carvalho e Melo, nascido a 13 de Maio de 1699 na plácida vila de Carvalho (Serra do Buçaco), onde ainda hoje se conserva o pelourinho mandado erguer pelo Marquês, e a casa onde nasceu, com duas janelas embelezadas por uma espécie de nicho trabalhado em pedras da serra, que simbolizam a aristocracia de tal homem.
Seus pais, Manuela de Carvalho e Ataíde e Teresa de Melo, ambos eram fidalgos.
Na sua juventude estudou primeiramente Direito, na Universidade de Coimbra, depois história e serviu no exército um curto período.
Do tio, Paulo de Carvalho, legou o morgadio constituído por bens em Oeiras e Sintra e através do tio terá conhecido o cardeal D. João da Mota, primeiro-ministro, que o enviou para Londres para substituir o embaixador onde chegou em 1738 com 39 anos. Terá sido esta