A avaliação da efetividade pulmonar
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA CINESIOTERAPIA
RESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUO COM SEQUELA DE TUBERCULOSE
PULMONAR
Milene Aline Côco Rafagnin1
Cássia Cristina Borges Palhas2
RESUMO
A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2010), estima-se que um terço da população mundial esteja infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, bactéria também denominada “bacilo de Koch” (BK.). O bacilo da tuberculose é um patógeno intracelular aeróbio estrito que necessita de oxigênio para crescer e se multiplicar.
Por ser capaz de sobreviver e de se multiplicar no interior de células fagocitária. A fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente com tuberculose pulmonar lançam no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados (gotículas de Flügge). Somente as gotículas desidratadas, com pequeno diâmetro, contendo 1 a 2 bacilos em suspensão, podem atingir os bronquíolos e alvéolos e aí iniciar o processo infeccioso. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o efeito de um protocolo em fisioterapia respiratória em uma paciente com sequela tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa. Os resultados mostraram que o protocolo da cinesioterapia respiratória é eficaz na melhora importante da qualidade de vida nos seguintes domínios: capacidade funcional, capacidade vital, aumento do fluxo expiratório, leve aumento da saturação de oxigênio e melhora no condicionamento físico. Foi concluído que a cinesioterapia respiratória é um recurso fisioterapêutico eficaz e capaz de melhorar a qualidade de vida de um portador de tuberculose pulmonar.
Palavras-chave: Fisioterapia, Cinesioterapia Respiratória, Tuberculose Pulmonar.
ABSTRACT
The World-wide Organization of Health (OMS, 2010) is esteemed that one third of the world-wide population is infected by the Mycobacterium tuberculosis, bacterium also called “Koch of bacillus” (BK.). The bacillus tuberculosis is a strict aerobic intracellular pathogen that needs oxygen to grow and multiply. For being capable to survive and