A Autoestima no Contexto do envelhecimento
TAYANAN DA SILVA MEDEIROS
BRENDA CAROLINE PEIXOTO SILVA
GEANE MONTEIRO BRASIL DUARTE
JOSÉ MONTEIRO
DESENVOLVIMENTO DO ADULTO E IDOSO
A AUTOESTIMA NO CONTEXTO DO ENVELHECIMENTO
Manaus
2014
RESUMO
O presente
trabalho
discorre
sobre
a
autoestima
no
contexto
do
envelhecimento humano, as limitações observadas a partir desta fase dentro de uma ótica sociocultural e científica, apresentando também metodologia para a análise da autoestima e o indicativo para a solução de possíveis problemas ocasionados pela baixa autoestimas nos indivíduos dessa classe. Servindo também como método incentivador para que profissionais de diferentes áreas voltem-se para o favorecimento do bem estar durante o envelhecimento. Como metodologia foi utilizada a leitura sistemática de texto disponibilizado em sala de aula e a formulação de conteúdo próprio a partir do mesmo.
Palavras-chave: Envelhecimento, autoestima, análise, bem-estar.
O Envelhecimento, assim como outras etapas do desenvolvimento humano, tem suas características físicas, psíquicas e sociais singulares e o entendimento de tais características é fundamental para a promoção da autoestima nos indivíduos que alcançaram este estágio do ciclo vital, ainda mais numa população mundial que com o passar do tempo tem sua expectativa de vida aumentada, é essencial difundir práticas e informações que favoreçam o bem-estar dessa classe da sociedade.
Percebemos ao longo de nossa história e a partir do próprio conhecimento científico que os indivíduos que entram na fase do envelhecimento começam a apresentar diversas limitações em diversos aspectos, e muitas vezes em virtude dessas limitações são desvalorizados, isolados e até mesmo rejeitados pela sociedade, além das limitações reais ainda são observáveis as limitações de âmbito sociocultural, verdadeiras correntes invisíveis, que impõem restrições inexistentes a essa classe.