projeto responsabilidade social
Resumo – O estudo é um relato de experiência de natureza descritiva, de um projeto de extensão, denominado Saber Viver que objetivou realizar atividades físico-recreativas, visando melhorar a qualidade de vida, bem estar e autoestima de 30 idosas residentes em uma ILPI, no município de Natal, Rio Grande do Norte. A metodologia compreendeu atividades realizadas mensalmente, participando docentes, acadêmicos de ciências contábeis e voluntários, durante seis meses. Os encontros permitiram a estimulação corporal, cognitiva e da autoestima das idosas por meio da dança, atividades lúdicas de pintura e desenho, corte de cabelo e manicure. Utilizou-se de recurso fotográfico para registro e avaliação das atividades propostas, bem como instrumento próprio elaborado para tal. O projeto Saber Viver proporcionou para as idosas, momentos de alegria e descontração, resgatando autoestima e a socialização esquecida no contexto em que vivem. Para as funcionarias, as ações desenvolvidas representaram agradável experiência, despertando a possibilidade de relacionar-se com as idosas de maneira alegre, descontraída e humanizada. Aos discentes proporcionou ampliação de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para sua formação acadêmica.
PALAVRAS-CHAVES: idoso,promoção
INTRODUÇÃO
“Novas tecnologias, melhor aplicação da medicina preventiva e a descoberta de novos medicamentos vêm gerando importante aumento na expectativa de vida. Assim, em decorrência da idade avançada e das alterações biológicas e sociais, o idoso enfrenta preconceitos oriundos, na maioria das vezes, de sua própria família. Desta forma, a solução mais pratica para os seus familiares é internação numa casa de repouso ou asilar”. PIRES et al (2007, pag.01)
Nesse sentido, é significativo o numero de idosos marginalizados, abandonados ou confinados em Instituições de Longa Permanência (ILPS’s), buscando diferentes formas de viver seu cotidiano e