A AUTODESTRUIÇÃO DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI
Daniel Carlos Casadei Moura
A AUTODESTRUIÇÃO DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI
Guaxupé
2007
DANIEL CARLOS CASADEI MOURA
AUTODESTRUIÇÃO DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé para a obtenção do título de bacharel em Ciências Econômicas Orientador: Prof. MSc, DSc Fábio César da Fonseca
Guaxupé
2007
Dedico este trabalho aos professores do curso de economia, as colegas de sala em especial ao Felipe Augusto Barbi pelo apoio e a minha família que tanto me apoiou para a realização deste sonho.
Agradeço em primeiro lugar a Deus por me dar forças para a realização deste curso, ao meu professor orientador Fábio César da Fonseca pela atenção me oferecida e pelos ensinamentos passados que foram decisivos para a realização deste trabalho.
“Na vida aprendemos tudo e dela não recebemos o diploma pelo aprendizado”. Luiz Carlos de Moura
RESUMO Ao longo do tempo, o Capitalismo vem sendo transformado de maneira a adaptar-se ao meio em que se encontra em qualquer lugar do mundo, por isso, vem sofrendo várias críticas de autores que enxergaram, desde meados do século XIX, seus problemas que ao invés de serem resolvidos de maneira mais passiva, exploram os trabalhadores para obter cada vez mais riqueza.
O sistema capitalista explora de maneira assustadora a força de trabalho de que tanto necessita. Os Capitalistas dependem da força de trabalho e a força de trabalho também depende dos Capitalistas, que obtêm os recursos necessários para que os trabalhadores possam vender sua força de trabalho para conseguirem sobreviver perante o sistema, mas não de forma a explorá-los como querem os