A autenticidade de i joão 5:7
O texto que se segue abaixo é uma síntese da análise de Dabney, publicado pela Sociedade Bíblica Trinitária, sobre a autenticidade de I João 5:7. Este texto foi retirado na íntegra do site do Centro Apologético Cristão de Pesquisas, , acessado no dia 12 de novembro de 2005.
Em I João 5:7-8, o texto apresenta duas tríades de testemunhas: uma no céu; e a outra na terra. Declara a unidade da primeira tríade em um só ser. No texto grego revisado que fundamenta as versões modernas, tudo isto é omitido, e toda a referência a eruditos modernos e que têm implicações doutrinárias parecem minar a doutrina da Trindade, e particularmente a doutrina da Deidade de Cristo. Entre as poucas diversas leituras importantes há umas que atingem esta única doutrina – uma doutrina fortemente debatida entre crentes ortodoxos e hereges logo antes de serem escritos os três mais antigos manuscritos (cópias).
As controvérsias Ariana e Sabeliana ocorreram ardentemente nos Séculos III e V e as cópias ora tidas com elevado valor entre eruditos, foram escritas nos séculos IV e V. A hostilidade desses documentos contra a doutrina trinitariana incita a mente à conclusão de que tais omissões e alterações não são meramente os erros ocasionais dos copistas, mas a obra dum esforço deliberado. Ao lembrarmos da data do grande contexto trinitariano na Igreja, e ao compará-lo com a data atribuída a esses documentos, a nossa suspeita aumenta consideravelmente. Surge então a dúvida: o partido de Atanásio introduziu testemunhas espúrias no texto a fim de promover a sua doutrina trinitariana; ou será que o partido de Ários apagou testemunhas autênticas das cópias do texto Sagrado a fim de ocultar esta doutrina?
Os alegados códices mais antigos concordam em omitir um número notável de testemunhas da Divindade de Cristo assim como omissões relativas à prática e a fé do Evangelho. Isto aconteceu porque esses documentos antigos