A aula
A História do saber de cada ciência é uma pedra angular da cultura profissional correspondente. «Nenhuma ciência poderá ser compreendida sem a sua própria História, sempre inseparável da História geral da humanidade» August Comte (Cit.in Leif & Biancheri, 1966:10).
O pensamento pedagógico positivista é o movimento filosófico e social que vigorou durante os séculos passados, caracterizado pelo conjunto de correntes que contribuíam a razão humana, o poder de interpretar e organizar o mundo, a educação, fenómenos naturais, sociais e crenças religiosas. (Claudino Pilette)
O presente trabalho tem como o objectivo geral desenvolver a capacidade aos estudantes analisar os aspectos essências do pensamento pedagógico positivista e contribuir para o estudo e conhecimento das etapas fundamentais do seu desenvolvimento histórico, através do contributo que vários filósofos, sociólogos e pedagogos, que exprimiram em cada época; e de carácter avaliativo.
Objectivos específicos: Com o presente trabalho não pretendemos nos esgotar sobre aquilo que é o pensamento pedagógico, mais sim realçar a importância do pensamento pedagógico positivista do ponto de vista social e nos principais aprimoramentos desta.
E em curtas e breves palavras apontamos aqueles que foram os aspectos chaves que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento desse grande período, como: Analisar a educação contemporânea. Como foi a pedagogia no séc. XIX? O que é o Idealismo? Qual a contribuição da pedagogia positivista de Durkheim? A influência positivista? Além de outros pontos.
Este trabalho foi elaborado com base do método de investigação científica e elaboração conjunta. Contém conteúdos científicos e bibliograficos, pontos de vista de alguns filósofos e sociólogos para resumir e interligar os conceitos.
O presente trabalho está estruturado pela introdução, desenvolvimento e conclusão.
1-A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Nunca houve na história movimento pedagógico rico e intenso como o