A Atua O Do Profissional T Cnico Em Est Tica No Contexto Da Sociedade Atual
Realizada uma pesquisa com alunos do SENAC, no curso de Técnico em Segurança do Trabalho, onde o maior número de entrevistados foi o de homens. Constata-se que de 30 entrevistados 60% são homens, e que a maioria já frequentou um esteticista.
Baseando-se nessas pesquisas, ficou claro que, hoje o papel da esteticista não é somente tratar da beleza exterior, mas contribuir para uma melhor saúde e bem-estar aos seus clientes. Tanto homens, quanto mulheres procuram um profissional esteticista para melhorar a auto-estima e consequentemente a saúde.
O técnico em Estética nos tempos atuais é um profissional formado para interagir com diversas especialidades, com relação de interlocução e harmonia. Sua esfera de atuação é auxiliar outros campos profissionais do setor da saúde, como: Dermatologistas, com protocolos associados a tratamentos; Cirurgião Plástico, com massagens modeladoras, drenagem linfática; Assim como, o esteticista pode atuar em SPA’s, salões de beleza, clinicas especializadas, entre outros. Sua autonomia é muito abrangente no que se refere ao processo de preservação da beleza para o bem-estar físico e psicológico do cliente.
Hoje, o profissional técnico em estética já não é mais visto, somente como um profissional que cuida da beleza, mas sim um profissional que auxilia na promoção a saúde.
A sociedade sempre buscou os profissionais da área estética, seja para tratamentos de beleza com finalidade de melhora física ou emocional. Porém, o segmento cresceu e tornou-se muito forte, com responsabilidade e respeito, a estética vem adquirindo um novo conceito, não apenas para com a função do “embelezamento”, mas com uma junção da imagem pessoal e sentimental.
Procurando sempre uma melhora no atendimento e em tecnologias, associadas a tratamentos, o esteticista ganhou direitos e a regulamentação da profissão. Com isso, o espaço na área de saúde e bem-estar foi conquistado pelos