a arte so saber
RESUMO
1 Capitulo:O nascimento do saber cientifico
O primeiro capitulo fala da necessidade de conhecer e mostrar a humanidade.Se voltássemos no tempo onde não havia fogo,vimos que o homem depois de observar um raio que caiu na arvore e fez fogo,viu que ele podia fazer o fogo.
Com o saber baseado nas observações ,fazendo suas experiências conseguiu chegar ao resultado,Isso chama se pesquisa do saber,conhecer o funcionamento das coisas,para melhor controla-las ,fazer previsões melhores.
Temos o exemplo de uma criança que quando queima o dedo no fogão, começa a entender que queima.
A Autoridade
Sem realmente saber se é verdade, mas como as religiões colocaram regras em sua igreja, onde fieis acreditam naquilo que é passado, sem ao menos saber se realmente é verídico, sem provas, por se tratar de autoridade acabam acreditando naquilo que é passado, muitas vezes devemos desconfiar das explicações que são dadas, pois as vezes a verdadeira historia pode se pior.Uma explicação é suficiente e basta.
O Reino dos Filósofos
No decorrer do século que segue na Antiguidade Grega,mostram ser mais técnicos do que sábios.
A Ciência triunfante
Século XVIII , os princípios da ciência experimental desenvolveu varias aplicações,tais como conhecimentos de natureza física.
Século XIX , onde a pesquisa fundamental tem como objetivo conhecer o próprio conhecimento onde anda junto a pesquisa aplicada ,onde se resolve os problemas concretas,com isso muda a fisionomia do século.Onde na agricultura cresce com novas técnicas agrícolas,ou industriais.
2 Capitulo:A pesquisa cientifica de hoje
O segundo capitulo fala de realinhar novos princípio, onde estuda mais a ciência humana e seus fatores.