Brasil Colonia e demais
Brasil Colônia foi o período colonial brasileiro da uma forma definida pela história, em que o território brasileiro era uma colônia do império português. Foi marcado pelo início do povoamento (fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530) e não do descobrimento do Brasil pelos portugueses, se estendendo até a sua elevação a reino unido com Portugal, em 1815.
A economia do período foi caracterizada pela monocultura, latifúndio e mão de obra escrava, e apesar das grandes diferenças regionais, manteve no período a unidade linguística e formou-se o povo brasileiro, junção e miscigenação de europeus portugueses, africanos e ameríndios, formando uma cultura autóctone característica.
Período Colonial contou com questões que fizeram referência à chegada do europeu às terras brasileiras. Além disso, esta seção fala dos diferentes projetos lusitanos de exploração, as principais revoltas nativistas, indo até as primeiras revoltas que ensaiaram o processo de independência do país.
Após a tentativa de estabelecer as capitanias hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral como forma de centralizar a administração, tendo mais controle da colônia. As capitanias hereditárias fracassadas foram transformadas em capitanias gerais.
Nessa fase do brasil colônia, houve três importantes ciclos que foram: o Ciclo do Pau-Brasil-1500 a 1530, que foi a chegada dos portugueses ao Brasil, que começaram a extrair o Pau-Brasil com a mao de obra indígena, fizeram grandes armazéns para suas madeiras no litoral brasileiro, porem nesta fase os portugueses não fixaram no Brasil, só vinham explorar a madeira. A fase do Ciclo do Açucar – 1530 ate o séclo XVII, em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza para iniciar o cultivo da cana de açúcar, forma cultivar na região nordeste por causa do solo e clima, em 1534 a Coroa portuguesa divide o território brasleiro através de capitanias hereditárias, porem o mesmo fracassou e foi extinto