A arte rupestre
Andréa Luiz de Souza
Professora- Maria Aparecida Scheiffer de Souza Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura/História (HID0177) – Metodologias do Estudo de História
06/07/12
RESUMO
Ao longo de toda a sua existência o homem pré-histórico deixou marcas de sua passagem, sinais que por muito tempo ficaram sem conhecimento, mas que foram descobertos e estudados, preservados como verdadeiras obras de arte, com valor inestimável. Através desses sinais o homem que hoje habita a terra teve a honra de poder conhecer um pouco mais da sua própria história. Dentro desse contexto, cabe a nós, futuros professores de História, a procura por um maior entendimento do assunto, para futuramente explicarmos aos nossos alunos de uma maneira mais simples e mais fácil, a importância dessas marcas chamadas Pinturas Rupestres, seu significado e a contribuição dessas mensagens em forma de pinturas para o conhecimento dos nossos antepassados.
Palavras-chave: A arte rupestre no Brasil e no mundo. Os locais principais. O significado dessa arte para o homem pré-histórico. A contribuição para os dias de hoje.
1 INTRODUÇÃO
A chamada arte rupestre, deixadas pelo homem pré-histórico, nos remete a ideia de comunicação.
Uma verdadeira concepção desse assunto é impossível de se ter, pois os historiadores entendem essa arte como um mistério. Não podemos ter a certeza exata do que queriam transmitir, mas chegou-se a conclusão que o homem pré-histórico começou a observar a natureza, observar seus movimentos, acreditar que existia um ser superior e cultuar esse ser através de pinturas feitas nas superfícies das cavernas, que registravam a observação do meio em que viviam, o seu próprio dia-a-dia e a crença de que essas pinturas lhes traria fartura na caça e na colheita, pois era também um meio de agradar o ser superior em que acreditavam. . Com essa pesquisa pretende-se conhecer mais