Pedagogia
Aluno: Arlete Maria Machado de Sena
Autor: Piaget
Estágio do desenvolvimento: estágio pré-operatório (2 a 7 anos)
Faixa-etária: (crianças de 4 a 5 anos)
Situação-problema: O professor quer ajudar os alunos a manter interação com outras turmas.
Objetivo: integrar turmas de diferentes faixas etárias com brincadeiras simbólicas, além de desenvolver competências relacionadas ao brincar.
Recursos materiais: Caixas de papelão, baús, caixas plásticas, peças de vestuário (como luvas, gravatas e roupas), bonecas de várias etnias, carrinhos de vários tamanhos, utensílios de cozinha, itens de escritório, hospital e cabeleireiros, blocos de construção, maletas e frasqueiras.
Encaminhamento metodológico
* O professor convida seus colegas de trabalho para preparar um acervo itinerante de brinquedos. O objetivo é que ele seja aproveitado por diferentes turmas e em locais variados. * Organizem os materiais em caixas e identifiquem o conteúdo. Se forem de papelão, encapem-nas com tecidos coloridos. Planejem o local em que o acervo ficará lembrando que as crianças precisam ter fácil acesso às caixas. Cuide para que os materiais de cabeleireiro e as fantasias, por exemplo, fiquem próximos de um espelho para facilitar seu uso. * Uma planilha deve acompanhar esses brinquedos e ser preenchida por todos os educadores. Nela devem constar questões como dias, horários de utilização e observações sobre a manutenção dos itens para garantir a segurança da turma em relação a determinados objetos desgastados e quebrados. * O professor deve apresentar às crianças o que há disponível e como o material deve ser conservado e guardado depois do uso. Deve-se combinar que é importante que elas avisem se algo quebrar para que seja consertado ou substituído. É importante mudar os materiais periodicamente para que os pequenos encontrem novos desafios. * O professor deve ter em mente que não basta deixá-los brincar, mas estar junto para