A arte na pre-história
Trabalho de Artes | Paula Evelyn Souza de Oliveira
A A RTE N A PRÉ - HISTÓRIA
Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.
Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em suas paredes, representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras;
A Pré-História foi, sem dúvida, um dos períodos mais fascinantes da história humana. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
A pré-história pode ser dividida em três períodos:
Paleolítico ou Período da Pedra Lascada;
Neolítico ou Período da Pedra Polida;
Idade dos Metais.
PALEOLÍTICO OU PERÍODO DA PEDRA LASCADA
No período Paleolítico o homem vive em pequenos grupos nômades; desenvolve a linguagem e passa a se comunicar; fabrica utensílios de pedra, osso, madeira; usa traje de pele para se proteger do frio. Surge a primeira tecnologia: o domínio do fogo. O homem da Pré-História começa a cozinhar os alimentos, se proteger do frio, habitar as cavernas. Nesse período surgem as primeiras manifestações artísticas, as chamadas pinturas rupestres, isto é, pinturas feitas em paredes de cavernas.
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.