A arte de ler um texto
Este trabalho tem por objetivo, apresentar as idéias de Severino sobre a arte de ler um texto e como realizar um estudo eficaz de compreensão textual.
O primeiro passo para uma leitura produtiva é dividir o texto em partes que tenham sentido. Em seguida é necessário ler cada parte sem interrupção. Os benefícios de tal prática consistem em obter a idéia geral do texto, assim como a capacidade de síntese da obra.
A primeira etapa é a análise textual. Consiste em fazer o primeiro contato com o texto. A prática dessa análise permite a esquematização do texto e melhor entendimento da obra.
A etapa seguinte é a análise temática, que busca a compreensão da mensagem global veiculada na unidade. Procura ouvir o autor, apreender sem intervir no conteúdo da mensagem, ou seja, saber do que fala o texto.
Para compreensão da mensagem, é necessário captar o problema relacionado ao texto. A resposta ao problema será a idéia central, a tese que o autor defende. Ele apresenta sua tese através de raciocínios e argumentação. As idéias secundárias (subtemas e subteses) complementam o pensamento do autor.
A análise temática serve de base para a síntese de um texto. Organiza o raciocínio de uma unidade.
A análise interpretativa é uma etapa onde o estudante-leitor toma uma posição própria a respeito das idéias encontradas, ele dialoga com o autor faz uma associação das idéias expostas no texto com outras idéias semelhantes. Há neste momento a formulação de um juízo crítico. O estudante-leitor critica as idéias defendidas no texto, essa prática exige maturidade intelectual.
Para que uma análise de um texto seja completa, é preciso identificar a problematização do texto. Essa atividade científica consiste em levantar os problemas para discussão pessoal e em grupo, exige debate e reflexão, analisa as questões implícitas e explícitas no texto.
Nessa análise a síntese pessoal é extremamente importante, pois desenvolve as idéias do autor e os elementos