Trabalho academico
Os direitos humanos são direitos inalienáveis, nenhuma pessoa, sob nenhuma hipotese, pode proibir ou privar outra pessoa desses direitos são independentes de qualquer fator particular como raça, nacionalidade, religião, etc. Também são intransferíveis ninguém pode “ceder” estes direitos a outra pessoa são irrenunciáveis não se pode renunciar aos seus direitos básicos. É a liberdade de pensamentos e expressões e a igualdade perante a lei são direitos básicos de todos os seres humanos. Os direitos humanos concebem uma base moral que a sociedade considera fundamental respeitar para garantir e proteger a dignidade das pessoas. Para a organização das nações unidas a declaração dos direitos universais afirma que:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Os direitos humanos tem origem num conceito filosófico onde os direitos naturais eram atribuídos por deuses ,para muitos pensadores e principalmente John Locke que foi o principal criador dessa teoria não existia distinção entre direitos humanos e direitos naturais era o mesmo conceito com nomenclaturas diferentes. Existem teorias que dizem que a origem cultural dos direitos humanos se deu no ocidente moderno mais existem outras duas teorias que dizem que todas as culturas tem seu conceito de dignidade
A teoria que defende o universalismo dos direitos humanos se opõe ao relativismo cultural que garante a legalidade de todos os princípios culturais e a contradição de uma valorização total de um marco exterior, que, neste caso, são os direitos humanos universais. Dentre essas duas maneiras extremas situam-se um conjunto de maneiras mediadoras. Muitas declarações de direitos humanos dadas por organizações internacionais regionais colocam uma maior ênfase no aspecto cultural e dão maior importância a certos direitos de acordo com seu rumo histórico.
Declaração dos